
O sistema operativo OS/400 , disponibiliza ao utilizador um conjunto de menus e ecrãs onde o utilizador pode navegar e executar todas as operações do sistema operativo de uma forma simples e eficaz.
Todas estas operações do sistema operativo OS/400 podem também ser efectuadas na linha de comandos, utilizando comandos de CL Command Language.
A sintaxe da linguagem de controlo do AS/400 , Command Language, é extremamente simples já que os comandos são tipicamente constituídos por duas partes (geralmente de três letras cada), o verbo e o substantivo (por vezes existe uma terceira parte denominada de objecto).
Por exemplo, para analisar todos os trabalhos activos no sistema num determinado momento, utiliza-se o comando WRKACTJOB,
WRK - “Work” Verbo
ACT - “Active” Substantivo
JOB - “Job” Objecto
Exemplo de Verbos:
ADD Add
CHG Change
CPY Copy
CFG Configure
CRT Create
DLT Delete
DSP Display
GO Go to a Menu
RMV Remove
STR Start
WRK Work With
Exemplo de Substantivos:
DEV Device
DEVD Device Description
F File
FLR Folder
LIB Library
OBJ Objecto
OUTQ Output Queue
MSG Message
SPLF Spool File
WTR Writer (Printer)
Vejamos agora o comando CRTLIB que é constituído pelo verbo “CRT-Create” e o substantivo “LIB – Library”, e que nos permite criar uma nova biblioteca no sistema.
No final de o escrevermos na “prompt” do sistema , fazemos F4 para que o sistema nos ajude a completar a sintaxe do comando ou escrevemos o comando completo e fazemos “enter”.
Ex. CRTLIB LIB(xpto) TYPE(*PRD)
"Neste caso criamos a biblioteca “xpto” no sistema e indicamos ao sistema que a biblioteca criada é uma biblioteca de produção (PRD)."
Outra facilidade interessante para quando pretendemos procurar um comando, do qual apenas conhecemos as duas primeiras letras, por exemplo WR, se executarmos na linha de comando a sintaxe WR* teremos como resultado um ecrã contendo todos os comandos cujas primeiras duas letras são WR (Ex. WRKACTJOB, WRKCFGSTS…).
O comando “GO VERB “ ajuda-nos também na identificação dos comandos, pois permite-nos seleccionar comandos de acordo com o tipo de acção que se pretende utilizar (por exemplo criar, alterar, visualizar). O Menu inicial (por defeito), num sistema AS/400 é o "OS/400 Main Menu".
Como podémos observar, o AS/400 é uma plataforma onde o interface com o utilizador é muito simples e intuitiva, disponibilizando várias formas de ajuda ao utilizador na interacção com o sistema.
Finalizava esta minha intervenção, sobre os comandos do AS/400, desafiando-o a criar uma conta no site http://www.rzkh.de/english/accounteng.html , onde pode usufruir de um acesso gratuito a um sistema AS/400 que se encontra on-line, e no qual poderá experimentar esta magnifica tecnologia.
Link para Manual de CL da IBM:
http://publib.boulder.ibm.com/iseries/v5r2/ic2924/books/c415721502.htm#ToC_2