segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Conceitos AS/400 - Objectos


Já sabemos que o AS/400 é um sistema operativo orientado a objectos,
o que o torna independente do Hardware.
Deste modo tudo o que existe e ocupa espaço num sistema AS/400 é considerado um objecto.

Cada objecto é constituído por um determinado tipo de atributos que o descrevem e o caracterizam. Estas diferenças operacionais entre os vários tipos de objectos, torna cada objecto único.

Por exemplo, um objecto que contem dados e que denominamos do tipo (*file – Objecto Ficheiro) tem características operacionais diferentes do tipo de objectos programas que contem instruções (*PGM – Objecto Programa).

Como atributos de um objecto, temos o nome, o tipo, o tamanho, a sua data de criação um pequena descrição, e o nome da biblioteca onde este se encontra.

Se na linha de comandos do AS/400, executarmos o comando DSPOBJD , ou seja ver descrição de objecto, podemos analisar todas os atributos existentes.

DSPOBJD OBJ(QSYS/QSYS2) OBJTYPE(*all)
Neste caso poderemos analisar todos os objectos (*all) por tipo (todos os tipos existentes) que existem na biblioteca QSYS2, e cujo nome do objecto é QSYS2.”


Cada objecto existente no AS/400, é representado por um nome simples (Ex. Prog02) ou por um nome qualificado (Ex. QSYS/Prog2), que é constituído pelo nome da biblioteca onde o objecto se encontra e pelo nome do próprio objecto.

Os nomes dos objectos são como números de telefone para o AS/400 pelo que cada objecto tem um nome único (biblioteca/nome e tipo de objecto).

Alguns objectos existentes no AS/400, fazem parte do sistema operativo ou dos programas licenciados da IBM, pelo que para melhor identificação, grande parte deles começam pela letra Q (Ex. QGPL, QSYS, QHLPSYS, QPRINT, QBATCH….).

Existem pois cerca de 80 tipos diferentes de objectos, dos quais destacamos por exemplo:

*AUTL – Objecto lista de autorizações , que contem uma lista dos utilizadores e das respectivas autoridades necessárias para proteger e utilizar outros objectos;

*CMD – Objecto comando, que pede uma função de sistema;

*DEVD – Objecto descrição de dispositivo, contem uma descrição do dispositivo ligado ao sistema e descreve todas as características do dispositivo;

*DTAARA- Objecto área de dados, contem um valor de dados que pode ser utilizado e alterado por diferentes trabalhos;

*DATQ – Objecto fila de dados, serve para comunicar e guardar dados utilizados por vários programas num trabalho ou entre trabalhos. Múltiplos trabalhos podem enviar e receber dados de uma única fila de dados;

*FILE – Objecto ficheiro, define um ficheiro de base de dados, um ficheiro de dispositivo ou um conjunto de registos relacionados de um ficheiro;

*JOBD – Objecto descrição de trabalho, contem um conjunto especifico de atributos relacionados com o trabalho, que podem ser utilizados por um ou mais trabalhos;

*LIB – Um objecto biblioteca, contem ficheiros, programas e outros objectos que funcionam como um directório para outros objectos;

*MENU – Um objecto Menu contem objectos utilizados para serem visualizados num Menu;

*PGM – Um objecto programa contem um conjunto de instruções que informa um computador onde obter input, como processar esse input e onde colocar esses resultados. Um programa é criado quando é compilado ou quando é criado a partir de um ou mais objectos modulo utilizando o comando criar programa (CRTPGM);
(…)

Como podemos verificar anteriormente, cada tipo de objecto tem uma forma abreviada precedida de um asterisco (Ex.*PRD), que significa que esta é uma palavra reservada ao sistema.

Alguns tipos de objectos podem ter vários atributos diferentes, como é o caso por exemplo do tipo de objecto programa (*PGM) que pode ter um atributo de RPG, CBL, C ou CLP consoante a linguagem de programação. Outro exemplo é o objecto ficheiro que pode ter por exemplo um atributo do tipo PF, LF, DSPF, DDMF ou SAVF (…). Cada um destes atributos permite aprofundar níveis ou subtipos de objectos.

Existe um comando do AS/400 que nos permite listar todos os comandos relacionados com um determinado tipo especifico de objectos , GO CMDobjecttype :

Ex. GO CMDPGM
“Deste modo vamos para um menu (Menu Comandos de Programa) onde podemos escolher todos os comandos existentes para concepção, escrita e teste de programas.”

Cada objecto existente no sistema tem um proprietário (Owner) que tem um papel imprescindível na sua segurança . Deste modo , o proprietário de um objecto pode atribuir , retirar, condicionar o acesso ao objecto do qual é proprietário. Um utilizador nunca pode ser apagado do sistema sem primeiro se apagar ou transferir todos os objectos do qual é proprietário.

1 comentário:

  1. Parabéns pela materia muito acrecentou no meu conhecimento.


    Alessandro

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