
Um trabalho interactivo, inicia-se quando um utilizador efectua o seu login na sua estação de trabalho (sign on), sendo criada uma sessão de trabalho interactiva, através da qual o utilizador pode interagir com o sistema de forma interactiva.
Quando o utilizador termina a sua sessão (sign off) encerra também o trabalho interactivo.
Através da sua sessão interactiva, o utilizador, pode submeter um trabalho batch, utilizando por exemplo o comando SBMJOB (Submit Job), comando que coloca o trabalho numa fila de trabalhos (Job Queue) aguardando pela sua vez para ser executado.
Quando o subsistema que controla a fila de trabalhos respectiva, ficar disponível, esta executará em “background” o trabalho submetido.
Cada trabalho, tem o seu próprio nome qualificado , que consiste em três partes: um numero do trabalho (Job Number) que é um numero único atribuído pelo sistema, um nome do utilizador que submeteu o trabalho ou sobre o qual corre o trabalho (User Name) e por ultimo o nome do trabalho (Job Name) que é o nome da estação de trabalho que o utilizador utilizou para submeter o trabalho.
Quando procuramos um trabalho podemos utilizar o comando WRKJOB, identificando por exemplo o nome qualificado do trabalho que procuramos.
Ex. WRKJOB JOB(000578/PGPS/DSP01)
Existem vários comandos relacionados com a procura de trabalhos, um dos mais utilizados é o WRKACTJOB, que permite trabalhar com informações de estado e rendimento de todos os trabalhos activos no sistema.
Outro comando interessante é WRKUSRJOB, que nos permite trabalhar com uma lista de trabalhos de determinados utilizadores .
Cada trabalho que corre no AS/400 tem que ter associado uma descrição de trabalho (Job description), que é um objecto do sistema que contem um conjunto de informação ou atributos que especifica como um determinado trabalho deve correr no subsistema respectivo do AS/400.
Por defeito, o sistema atribui a descrição de trabalho QDFTJOBD. Como informações ou atributos de descrição de trabalho temos a data do trabalho, a fila de trabalhos, a prioridade do trabalho na fila de trabalhos, a biblioteca da fila de trabalhos, o perfil de utilizador a utilizar na execução deste trabalho, etc.
Existem trabalhos (Autostart Jobs) que se iniciam automaticamente sempre que um subsistema é iniciado. Por exemplo os subsistemas QGPL e QCTL, tem um “autostart Job” que inicia o “spooling” de impressão.
(...)
Sem comentários:
Enviar um comentário