
Com mais de 1.200.000 unidades vendidas em todo o mundo ao longo dos últimos dezanove anos, e cerca de 400.000 sistemas operacionais, o AS/400 é o sistema empresarial com mais êxito.
O AS/400 - Application System/400, foi criado em 1988, nos laboratórios da IBM em Rochester (Projecto Silverlake), tendo como base os antigos System/36 e System/38.
Ao longo dos anos, foi servindo de montra a enumeras inovações tecnológicas, como sejam o multiprocessamento simétrico em 1990, ou em 1994, com a implementação do revolucionário processador PowerPC a 64 bits e a mudança de arquitectura de CISC para RISC que lhe valeu um novo nome AS/400 - Advanced System.
Em 2000, surge um novo equipamento, o eServer iSeries, o primeiro servidor do mercado com tecnologia SOI (Silicon-on-Insulator), interconexões de cobre e com uma das hiperligações de I/O de alta velocidade mais rápidos do mercado. Com este novo “AS/400” a IBM entra profundamente nos padrões abertos (Java, XML, Linux, …) procurando satisfazer o seu novo conceito de “e-Business on demand” .
Segue-se em 2004, o lançamento o primeiro chip do mercado com dois processadores (dois core – dual core), o Power4, duplicando a velocidade de processamento do AS/400.
Depois em 2005 surge o eServer i5, com o microprocessador Power5, podendo integrar múltiplos sistemas operativos em simultâneo (i5/OS, Windows, Linux, AIX) e incorporando uma nova tecnologia de virtualização e micro particionamento que permite a consolidação num único servidor de várias boxes isoladas (criação de partições lógicas – LPAR), optimizando e simplificando arquitecturas complexas e reduzindo custos de aquisição, utilização e gestão.
Finalmente em 2008, a IBM anuncia o Power System, uma nova plataforma IBM baseada em processadores POWER6, utilizando uma nova e versátil tecnologia de virtualização exclusiva da IBM (PowerVM) e com uma redução significativa do consumo energético (preocupações ambientais – tecnologia EnergyScale).
Esta nova tecnologia PowerSystem, integra a família dos sistemas AS/400 (System i) com os sistemas AIX (System P) criando assim a nova plataforma (i+p) .
Como se pode observar ao longo dos anos esta plataforma foi evoluindo progressivamente contribuindo também para o desenvolvimento da indústria informática, com soluções revolucionárias que sempre acompanharam as solicitações do mercado, deixando os clientes descansados quanto aos desafios do negócio no futuro.
Apesar das constantes alterações de nome, o AS/400 está no mercado para “dar e durar”!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário